Amor e Família: parceria que dá certo

Reflexão Semanal 

08.05.2020

Amor e Família: parceria que dá certo.

A Família é o grupo primário responsável pelo desenvolvimento integral do Ser Humano, ela é constituída não apenas pela relação de sangue, mas principalmente pelos laços de amor e carinho.

Suas relações são estabelecidas pelos indivíduos por meio da confiança, do toque, do abraço aconchegante e das mais variadas formas de afetos, estabelecendo dessa forma uma rica troca de experiências.

Na família é que se forma os seus valores, sua tradição e sua cultura. Os valores são transmitidos por meio dos exemplos dos seus membros, definindo comportamento e atitudes, promovendo relações intergeracionais, levando os membros mais novos a entender as tradições e a cultura recebida dos membros mais velhos.

Alguns eventos relacionados ao comportamento, podem ser compreendidos a partir da configuração do contexto familiar. Cada integrante do corpo familiar é um Ser em formação, com características individuais.

A família é o principal instrumento para a educação e o respeito ao próximo, reconhecendo os direitos e deveres pertencente a cada pessoa e grupo social.

Ensine seus filhos a desenvolver habilidades sociais e emocionais, a falar sobre seus medos, expor suas ideias e conviver em harmonia com o outro. A ser empático e carismático em suas relações, a pensar antes de agir, a enfrentar os desafios de forma inteligente, ética, criativa e aprender com seus próprios erros.

 

A família é berço do amor, da compreensão, do afeto, é o lugar onde as pessoas devem encontrar apoio, lições e aprendizados. Mas que acima de tudo, as relações sejam saudáveis e de convivência harmônica, base para a formação de novos cidadãos.

Cristina Nahum Rodrigues - Psicologa
Silvia Adolfo - Assistente Social