Reflexão Semanal 

15.05.2020

Casa limpa e livre de Doença

A higiene é um conjunto de cuidados que as pessoas devem ter com o seu corpo para ter melhores condições de vida. As condições dentro da nossa casa, como a limpeza do chão, da cozinha, dos banheiros e também dos quartos, devem ser constantemente refeitas, devendo manter janelas abertas para que haja circulação de ar e o mesmo possa ser renovado. 

Outra necessidade são cuidados com os alimentos, para que não seja foco de contaminação, devemos higienizá-los antes de serem colocados no armário ou na geladeira. Roupas e pertences pessoais também devem ser higienizados diariamente. Porém é importante ficarmos atentos com as condições externas de nossa casa, pois esse fator interfere diretamente na higiene dentro de casa. Para tanto, mantenham quintais e garagem organizados, quando chegar da rua, deixem um lugar neutro, para guardarem roupas e sapatos que foram usados na rua, esses pertences podem trazer vírus para dentro de casa.

Hoje, diante do cenário que estamos vivendo, precisamos evitar aglomerações e ainda usar máscaras. Esse item tornou-se um acessório de importante de nossa vestimenta, e para que isso não vire um incomodo, podemos descontrair, usando figuras divertidas, cores alegres, mas é importante saber que mascaras de tecido devem ter cuidados especiais, é importante lembrar que elas não tem poder de filtração, por isso recomenda-se que evitem tocar olhos, nariz e boca, também deve-se ter cuidados na sua lavagem, utilizem para cada litro de água uma colher de sopa de água sanitária, deixando-as de 10 a 20 minutos de molho.

Recomenda-se que o uso dessas máscaras não ultrapassem 3 horas continuas, devendo ser higienizadas novamente. Lembrando sempre que o uso da máscara visa colocar o indivíduo de imediato dentro de uma situação de proteção, diminuindo a proliferação da doença, assim como o uso do álcool em gel, álcool solúvel, desinfetantes em geral são ferramentas que na atualidade devem fazer parte da rotina familiar. As máscaras cirúrgicas não devem ser lavadas e reutilizadas, devem ser descartadas em local seguro, preferencialmente dentro de uma sacolinha plástica.

Cristina Nahum Rodrigues - Psicologa
Silvia Adolfo - Assistente Social