Solidariedade na sociedade atual

Reflexão Semanal

22.05.2020 

Solidariedade na sociedade atual

A solidariedade é capaz de transformar a nossa sociedade. Seja praticando atos de bondade, tendo empatia, doando seu tempo e/ou recursos financeiros, o importante é fazer o bem sem olhar a quem. O amor ao próximo é o princípio da caridade.

Mas… O que doar? Você só doa o que não te serve mais?

Há quem ofereça um sorriso a qualquer pessoa. Outros que saem pela rua com cartazes e ofertam abraços. Há quem presenteie com um olhar de compaixão, amizade. Sangue é uma dádiva. Pode-se brindar também com conhecimento. Há quem ceda espaço para encontros, um tempo em grupo.

Porém, precisamos desenvolver aquele sentido de pertencimento e de participação, que implica assumir que todos somos responsáveis pela mudança positiva de nossas comunidades e que não se educa para a cidadania, mas no exercício dela.

Não basta votar, delegar a terceiros o poder de nossas decisões. É importante que nos organizemos, doemos nossos saberes e fazeres aos nossos vizinhos. Compartilhemos os saberes entre todos, dentro de nossos pequenos grupo social e nos unirmos com outros para mudar nossa rua, nosso bairro, nossa cidade, nosso Estado e, do micro para o macro, transformemos a sociedade como um todo.

Precisamos nos cobrir com o manto da solidariedade capaz de criar redes, realizarmos sonhos, despertar potenciais adormecidos pela necessidade da sobrevivência.

O Ser solidário desenvolve a inteligência social a partir das relações humanas. O Ser solidário doa. Doa o que há de mais precioso: a si mesmo! Quando você doa, descobre em si novos potenciais. Amplia seu círculo de relacionamento, conhece realidades a partir de outras perspectivas.

Diante do contexto atual, estamos percebendo a necessidade de sermos solidários. Temos muitas famílias que estão em situação difícil, quer seja emocionalmente, como também em difícil situação econômica. Existem várias maneiras de contribuir para uma sociedade melhor.

A Instituição Assistencial e Educacional "Dr.Klaide" recebe doações, de diferentes formas.

Vamos destacar três das mais fácies e importantes para os projetos sociais da entidade:

- Nota fiscal paulista, é um meio de contribuir doando seus créditos, gerados em compras. O que para você, talvez, será pouco para entidade será muito.

-Doação mensal em dinheiro, por meio de deposito bancário, o doador escolhe o valor monetário que poderá ajudar e contribui com os projetos sociais, que são desenvolvidos pela Dr Klaide.

- Destinação 3% do Imposto de Renda, devido ao governo. Para quem ainda não fez a declaração de 2019 e faz pela forma completa, A ação é rápida e é feita pelo próprio sistema de declaração de I.R, você pode contribuir com uma parte do que pagaria ao governo.

O ato de compartilhar e levar essas informações a outras pessoas já é uma forma de ser solidário.

Cristina Nahum Rodrigues - Psicóloga
Silvia Adolfo - Assistente Social