Reflexão Semanal 

12.06.2020 

Você sabia que um doador contribui para dação de até quatro pessoas?

A doação é um ato solidário que pode salvar as vidas das pessoas que precisam de tratamentos médicos, transfusões e transplantes.
O sangue também é usado em alguns casos de pacientes portadores de doenças crônicas graves que necessitam da transfusão, assim sendo concedem a oportunidade dessas pessoas possam terem mais tempo de vida, assim como melhora sua qualidade de vida.

Vale lembrar que é de extrema importância também os casos de ferimentos que acontecem em situações de acidentados, emergências e pandemias, como essa que estamos vivendo.
Uma única pessoa, ao doar sangue, demonstra um gesto de amor ao próximo. Isso pode salvar vidas, despertar sorrisos entre as pessoas envolvidas. O sangue humano é insubstituível e sem ele nós não sobrevivemos.

Precisamos criar na nossa sociedade uma cultura de solidariedade de doação contínua e espontânea. Você pode doar sangue, se tiver entre 16 e 69 anos e que estejam pesando acima de 50kg. Basta comparecer a um hemocentro, munido de documento oficial (RG ou CNH) com foto e para menores de 18 anos é necessário ter o consentimento dos pais ou responsáveis.

A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres, tendo um intervalo de no mínimo dois meses para os homens e três meses para as mulheres.
Diante do Coronavírus, as doações diminuíram por medo da contaminação no ambiente hospitalar, contudo os hospitais estão seguindo o protocolo de segurança para que os voluntários realizem a doação de sangue com tranquilidade.

Agora que você entende a importância deste ato de amor ao próximo, faça a sua parte. Vá ao hemocentro mais próximo e doe sangue. Vidas podem serem salvas por você!

Cristina Nahum Rodrigues - Psicóloga
Silvia Adolfo - Assistente Social

Onde doar:
Hospital Municipal de Santo Andre
O Centro Hospitalar Municipal de Santo André fica localizado na Avenida João Ramalho, 326, Vila Assunção. O horário para doação é de segunda a sábado, das 8h às 13h.

Hospital Estadual Mário Covas
Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321
Santo André – SP – Tel: 2829-5162 / 2829-5144
Segunda a sábado das 8h às 13h (exceto feriado)
Estacionamento gratuito no local