Você é otimista? Devemos ser otimistas?

Reflexão Semanal 

19.06.2020

Você é otimista?

Devemos ser otimistas?

A palavra otimista é um adjetivo que nos reporta a uma atitude mental, levando a acreditar em situações positivas na vida. Um indivíduo que é otimista e age de forma positiva, terá mais chance de conquistar seus objetivos, visto que nosso pensamento conspira para que nossa vontade seja satisfeita.


Assim, podemos dizer que o ser otimista é buscar o melhor resultado que se espera em qualquer situação. Esse tipo de pensamento positivo favorece nosso bem-estar e nosso sono.


A pessoas otimistas esperam que as coisas ocorram com sucesso e acreditam nisso. Já as pessoas pessimistas possuem pensamentos conflitantes, acreditam que as coisas não darão certo, sentem-se culpadas por tudo e só esperam resultados negativos.


Em ambas as situações percebemos que os dois modos de pensar estão ligados com o emocional de cada ser humano. O otimista consegue superar desafios, já o pessimista sempre fica com a sensação de impotência, se culpa por tudo e acredita que os resultado não podem ser revertidos ou mudados. Em outras palavras, se gastarem sua energia defendendo a lógica de que não conseguiram fazer algo, quase certamente não serão capazes de fazê-lo.


O que fazer para sermos otimistas? concentre-se no seu sucesso, inspire-se nas pessoas e em modelos de sucesso, aprenda a se concentrar nos aspectos positivos, tenha gratidão sempre e habitue-se em relatar sua gratidão diariamente, desafie a negatividade e cuide de seu corpo e mente. Somente você é capaz de mudar tudo isso.


O pensamento pessimista diminui a capacidade criativa de encontrar soluções saudáveis para o enfrentamento da crise. O hoje será sempre uma esperança a mais.


Cristina Nahum Rodrigues - Psicóloga
Silvia Adolfo - Assistente Social