O orgulho: Grande Gerador de Conflito

Reflexão Semanal 

31.07.2020

 

O orgulho: grande gerador de conflito

O orgulho pode ser bem ou mal utilizado. A psicologia classifica o orgulho em dois tipos: positivo e negativo. O orgulho positivo este diretamente ligado a autoestima e autoconfiança e, podemos dizer que o lado negativo, esta relacionado com a soberba.

A autoestima e a autoconfiança nos proporciona equilíbrio, com bom senso, nos auxilia a mediarmos nossa vida com orgulho positivo. Temos orgulho de como vivemos, situação que nos guia para uma vida saudável, conduzindo-nos com segurança, ao equilíbrio e a valorização, pois nos honramos de quem somos e de como agimos. O primeiro destaca-se pelo seu lado altruísta, de respeito e de ajuda ao círculo de amigos que o cerca.

O orgulho negativo pregoa a indiferença e a desunião, podendo ocasionar maledicência, pois esse individuo se coloca acima de outras pessoas, com postura arrogante e sem humildade.

A humildade nos possibilita escolher condutas flexíveis e receptivas, condições estas, necessárias, para novas aprendizagens.

Quando o homem tem atitudes de extremo orgulho, colocando-se acima de outras pessoas, manifesta uma atitude soberba. A soberba é uma conduta orgulhosa que encontra sua definição na ousadia daquele individuo que esta centrado em si mesmo.

 

Cristina Nahum Rodrigues - Psicologa

Silvia Adolfo - Assistente Social