Redes sociais e a sua influência

Reflexão Semanal 

11.09.2020

 

Redes sociais e a sua influência no comportamento estético

 

O cenário mundial está nos levando a crer no desenvolvimento de uma nova síndrome: a dismorfia do Snapchat, ou seja, Transtorno Dismórfico Corporal, transtorno provocado pela influência das redes sociais, levando adolescentes e jovens a idealizarem perfeições em sua aparência, por meio de cirurgias plásticas, a partir de suas selfies. Cabe salientar que é uma ideia distorcida do corpo.

São corpos construindo por aplicativos interativos, que abordam erroneamente assimetria corporal como algo ruim ou desprezível. Antigamente as referências em relação a aparecia eram ditadas pelos atores e modelos. Hoje sabemos que estar bem e ter autoestima elevada, é necessário estar dentro do aceitável nas redes sociais. Nela, diversos recursos tecnológicos, como filtros e editores, permitem alterar a aparência, sempre com o propósito de melhorá-la. Todos sabem que no Instagram temos alguns recursos, entre eles o Snapchat, que fornece a possibilidade de alterar a aparência. Contudo, com o advento destas tecnologias, como Snapchat ou Facetune, um alto nível de perfeição está ao alcance de todos. 

O Snapchat, um aplicativo de mídia social conhecido por mensagens fotográficas que desaparecem, oferece um recurso de filtro de rosto com opções que permitem aos usuários editar facilmente defeitos e melhorar os lábios e os olhos. Os indivíduos que possuem este transtorno, sofrem de estresse e ansiedade extremos em relação a sua própria aparência

Pessoas que sofrem deste transtorno, podem sentir-se diferentes com relação a sua aparência e em muitas vezes evitam contatos e interações sociais.

O Transtorno Dismórfico Corporal pode ser tratado com uso medicamentoso e por Terapia.

Podemos completar que, a busca excessiva por uma perfeição é irreal e perigosa, como apontam pesquisas, e podem levar a diversos problemas, incluindo o Transtorno Dismórfico Corporal.

Cristina Nahum Rodrigues - Psicologa

Silvia Adolfo - Assistente Social