Você sabe o que são valores sociais ?

Reflexão Semanal 

18.09.2020

Você sabe o que são valores sociais e como eles agem na sociedade?

Os valores sociais são valores que regem a comunidade coletivamente e em geral influenciam a cultura e a forma de vida da sociedade. É comum esses valores ter como objetivo melhorar e ou manter a ordem social os padrões estabelecidos por um grupo social. Dessa forma, podemos entendê-los como meios de transformação ou manutenção da sociedade.

Em família, recebemos desde o nascimento, ensinamentos de comportamentos sociais que devem ser respeitados e valorizados nas relações humanas, ditando o que é certo e errado. Desse modo, vamos entendendo que alguns valores estabelecem normativas de conduta, ditadas pelo meio social, nos conduzindo a entender a realidade, refletindo e agindo nesse meio.

Os valores sociais ditam regras e condutas necessárias para convencia saudável, harmonizando, com segurança a interação entre os seres humanos. É neste sentido que podemos relacionar os valores sociais vigentes numa sociedade às normas sociais que são estabelecidas por ela. As normas sociais, por sua vez, agem no âmbito do que é permitido ou não fazer em sociedade e, assim, fornecem coesão ao grupo. As normas sociais podem ser estabelecidas pelo direito civil, ou pela ética e moral.

Necessário destacar o papel exercido pelas instituições sociais para o estabelecimento e perpetuação desses valores e normas sociais vigentes e/ou desejados. Instituições sociais como a religião, a escola, a família, o direito, e, inclusive o Estado, por exemplo, funcionam de modo a ensinar e impor tais valores por meio de suas regras e sanções aplicadas aos comportamentos considerados impróprios.

É importante salientar que embora os valores e normas sociais sejam uma construção coletiva. O ser humano tem livre arbítrio nas suas escolhas. Assim, podemos entender que o indivíduo que vive de acordo com valores e normas compartilhas coletivamente, estão adequados aos padrões legais., considerando que esses valores e normas são instrumentos de manutenção da ordem e padrão estabelecidos para o bom funcionamento da sociedade.

Para finalizar, é importante perceber que os valores sociais e as normas sociais estabelecidas pela sociedade, podem variar por meio de novos conhecimentos culturais e pela interação geracional.

 

Cristina Nahum Rodrigues Psicologa

Silvia Adolfo Assistente Social