O que é livre arbítrio? Assim como as..

Reflexão Semanal 

25.09.2020

 

O que é livre arbítrio?

O homem como ser racional , foi contemplado pela razão e a capacidade cognitiva de escolhas. Assim, podemos dizer que livre arbítrio é a liberdade que cada indivíduo tem de fazer escolhas entre o certo e o errado, seja da palavra, da ação ou da crença, pois seu destino não é determinado por nenhuma força além do seu controle. Embora ele não controle as circunstâncias em que nasceu e com as quais se depara ao longo de sua vida, ele tem o poder de decidir sobre seu destino.

O arbítrio vai muito além do que apenas as escolhas simples ou complexas que o indivíduo se depara todos os dias, como o decidir em sair pela manhã para caminhar ou dormir até mais tarde. contudo o que aflige mais o ser humano são as escolhas com consequências pessoais, que envolvem sua saúde, relacionamento social, sua obrigação legal ou moral.

Assim como as escolhas físicas têm consequências, suas escolhas emocionais e sociais tambem podem interferir em sua tomada de decisão. Embora possa escolher como usar essa liberdade, não consegue interferir nas consequências de suas ações. Assi, o homem deve usar sabiamente essa liberdade para evitar os efeitos desoladores e às vezes devastadores de fazer escolhas morais e éticas e erradas.

Nenhum indivíduo faz escolhas corretas o tempo todo. Algumas escolhas incorretas têm consequências mais sérias, mas todos podem se equivocar em um ponto ou outro. A escolha dirigida pela vontade, é o que faz sentir-se responsável pelo ato praticado.

A vida humana pode ser comparada a uma viagem de navio, escolhemos embarcar, nosso objetivo é uma viagem tranquila e prazerosa, contudo ela pode ser turbulenta, pois pode ser comprometida pela circunstancias do clima, ou da agitação do mar.

A analogia do navio serve para nos mostrar que somos nós os responsáveis por criar a nossa própria realidade, claro que com limitações. No entanto, se nos preparamos internamente, teremos condições para enfrentar adversidades e turbulências.

Aproveite ara reforçar o seu navio. Não seja vítima das adversidades externas, mas use o seu livre-arbítrio para criar a realidade de dentro para fora. Use seus potenciais, experiências, tudo o que construiu paulatinamente para alcançar mares mais tranquilos e situações favoráveis na sua vida! O mérito de sair da área de tempestade está ligado ao quanto trabalhamos internamente, trabalhe e chegue lá!

 

Cristina Nahum Rodrigues - Psicologa

Silvia Adolfo - Assistente Social