8 de março - Dia Internacional da Mulher

8 de março - Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi oficializada pela Organização das Nações Unidas em meados de 1970. Ela veio simbolizar a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens.

Esta data foi instituída como resultado da luta das mulheres por meio de manifestações, greves, comitês etc. Essa mobilização, ao longo do século XX, deu relevância ao dia 8 de março como um momento de reflexão e de luta.

São muitas as histórias que envolvem essa data, uma delas, que ficou muito na memória de todos, narra que, em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio ocorrido nas instalações de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York. Supostamente, esse incêndio teria sido intencional, causado pelo proprietário da fábrica, como forma de repressão extrema às greves e levantes das operárias, por isso teria trancado suas funcionárias na fábrica e ateado fogo nelas. Essa história, contudo, é falsa e, por isso, o 8 de março não está ligado a ela.

O que realmente devemos pensar é que, 8 de março é um dia para reflexão a respeito de toda a desigualdade e a violência que as mulheres sofrem no Brasil e no mundo. É um momento para combater a desigualdade e as violências sofridas pelas mulheres, além de ser um momento para repensar atitudes e tentar construir uma sociedade sem desigualdade e preconceito de gênero. Essa reflexão vale tanto para o campo do convívio afetivo, familiar e social quanto para as questões relacionadas ao mercado de trabalho.