O QUE É EMPODERAMENTO FEMININO?

Empoderamento feminino é a consciência coletiva, manifestada por ações que visem fortalecer as mulheres e a igualdade de gênero. É uma consequência do movimento feminista e, mesmo estando interligados, são coisas diferentes.

 

Feminismo é, por assim dizer, um movimento que dissemina a ideologia da igualdade social, política e econômica entre os gêneros. Empoderar-se é o ato de tomar poder sobre si. Assim, também é possível instituir o empoderamento de outros grupos sociais, como aos negro e aos idosos, por exemplo. As pessoas vulneráveis ou que estão invisíveis na sociedade, muitas vezes não têm consciência de seu próprio poder, e as mulheres estão incluídas neste grupo.

 

Em 2010, a ONU propôs a prática de 7 princípios de empoderamento às mulheres. São eles:


1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero;


2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;


3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;


4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional às mulheres;


5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres;


6. Promover a igualdade de gênero por meio de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;


7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.


Ao longo de sua implantação, o empoderamento está presente quando empresas optam em seguir uma política interna de equidade entre gêneros e quebra de preconceitos contra as mulheres.


É possível aplicar o empoderamento em sua vida, trabalhando a sua confiança, se fortalecendo e buscando meios para seguir os seus sonhos. Assim que você se sentir uma mulher empoderada, você poderá encorajar amigas, parceiras e familiares a fazerem o mesmo.

Cristina Nahum - Psicóloga
Silvia Adolfo - Assistente Social