Reflexão Semanal - O QUE É SORORIDADE?


Termo relativamente novo, que surgiu para nomear o sentimento de solidariedade e empatia entre meninas e mulheres.
Significa, então, excluir os homens e lutar contra eles? Não! Sororidade é simplesmente buscar o fim de desigualdades e opressões históricas para que todas (e todos) possam alcançar seu potencial máximo.


A Sororidade é um termo que propõe solidariedade e empatia entre as mulheres, e pode ser definida como o sentimento que une as mulheres em uma rede de solidariedade, empatia e companheirismo, ou seja, união de mulheres, com o intuito de proteção, apoio mútuo em casos de violência de gênero.


O movimento pela sororidade já vem ganhando força há alguns anos, essa palavra é como uma versão feminina da palavra fraternidade. A palavra soror, originária do latim, se refere a irmã, enquanto frater se refere a irmão. Podemos buscar uma definição única para sororidade, mas, na prática, o termo pode ter uma dimensão diferente para cada menina e cada mulher.


A prática da sororidade se dá em vários níveis e formas é preciso desenvolver atitudes saudáveis, como Respeitar o jeito de viver de todas as mulheres, elogiá-las (quebrando o tabu de que sempre estão competindo entre si), , apoiando o trabalho feminino, desfazendo de conceitos machistas que julgam e menosprezam outras mulheres. Há mulheres que se unem em coletivos e grupos para acolher e orientar outras mulheres, isso também é sororidade. Oferecer ajuda para uma mulher conhecida ou desconhecida, tendo em vista que, em uma sociedade machista, afinal todas são vítimas de opressão social, também é um jeito de aplicar a sororidade.


O termo pressupõe deixar de lado a rivalidade, algo que é visto culturalmente como uma característica do universo feminino, para estabelecer apoio mútuo e saudável.
E aí, estão prontas para assumir e praticar a sororidade da sua comunidade?
Cristina Nahum Psicóloga
Silvia Adolfo Assistente Social