Para ser feliz temos que dizer não

Reflexão Semanal - Um dos segredos para ser feliz é aprender a dizer não.

A necessidade de ser aprovado pelo outro é quase parte da natureza humana. Desde os tempos primitivos esta necessidade vem se consolidando com a percepção de que sobreviverá aquele que conseguem viver em grupo.

Falar ou ouvir a palavra “não” é saudável e natural. Ao perceber isso você pode ter mais disposição para cuidar de você mesmo. Essa compreensão pode colaborar com o processo de abandonar a meta impossível: de “ser perfeito”. Diga “sim” só quando você quer dizer “sim”.

Dizer “não” é importante para a saúde mental e emocional. As pessoas que “engolem tudo” e não colocam limites às solicitações externas podem estar alimentando sua própria baixo auto estima, pois demonstram que não conseguem valorizar suas necessidades e prioridades

Prestatividade é algo muito bom, porém é extremamente importante que você estabeleça limites. Ainda mais se as pessoas costumam se aproveitar sobre você dizer sim e delegar muitas tarefas para você!

Por exemplo, a tarefa que você está ocupado no momento é mais importante que a que solicitaram para você? Então diga não!As funções precisam ser boas para todos os lados. Assim sendo, se a função estiver boa somente para um lado, há algo errado. Portanto priorize as suas próprias demandas. Em outras palavras, dê importância e prioridade as suas próprias funções!

Temos que aprender que é importante não aceitar tudo que pedem para fazermos e também como dizer não de uma forma positiva, sem gerar conflitos. O medo de não ser bem visto pelo outro e a necessidade de agradar sempre o leva a não dizer “não”.

Ajudar os demais é tudo de bom. Queremos servir e ser úteis! Queremos ver os outros felizes. Mas temos que fazer isso de acordo com nossa natureza e dentro dos limites que a realidade nos impõe.

Cristina Nahum - Psicóloga
Silvia Adolfo Assistente - Social