O que significa Fake News?

O que significa Fake News?

Ultimamente temos ouvido muito essa expressão nas mídias sociais, em jornais e outros meios de comunicação. Mas afinal de contas, o que são Fake News? Essa expressão, segundo a Wikipédia, “o termo vem do inglês fake (falsa/falso) e news (notícias). Dessa forma, em português, a palavra significa notícias falsas (sendo também muito comum o uso do termo em inglês fake news) são uma forma de imprensa marrom que consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio, ou ainda online, como nas mídias sociais. Este tipo de notícia é escrito e publicado com a intenção de enganar, a fim de se obter ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção.”


A rede de internet tem contribuído muito com a propagação dessas notícias, intituladas como falsas. As redes sociais têm acelerado demasiadamente esse processo, como também uma grande parte da população acaba por acatar essas notícias como verdadeiras, sem verificar se as fontes são confiáveis.


Essas pessoas criaram verdadeiras máquinas empresariais que divulgam todo tipo de notícias. Cria-se uma página na internet, conectadas a um robô que utilizam links em diferentes redes, espalhando link da Fake News, de forma contínua. Essa informação pode chegar a ser replicada a cada 2 segundos por esses robôs. Com isso, a divulgação dessas informações ganha proporções gigantescas.


Para além da legislação, é fundamental que haja políticas de conscientização da população para o perigo de replicar as informações falsas. Cada cidadão também deve assumir o compromisso de verificar os fatos antes de compartilhá-los na rede e até mesmo de acreditar em tudo o que circula nas redes sociais.

Cristina Nahum - Psicóloga
Silvia Adolfo - Assistente Social