Você se comunica bem?

Você já se perguntou se tem problemas em comunicar-se no seu trabalho, na família, com os amigos? Já percebeu-se com dificuldades de dar o seu recado em diferentes ambientes?

Comunicar-se tornou um grande entrave no cotidiano de muitas pessoas, tanto no ambiente familiar, quanto no meio profissional. Muitas pesquisas apontam que a comunicação está ligada a maioria de situações que embaraçam a vida do ser humano, provocando conflitos, que além de serem inapropriados, causam desgastes nas relações.

Para que possamos melhorar nossa comunicação, precisamos em primeiro lugar, aprender a ouvir ou outro. Ao ouvirmos o outro, com atenção, acabamos por instigá-lo a nos ouvir também. Assim. evitem atender o telefone, ou olhar as mensagens que estão chegando.

Questione sobre o assunto que está sendo discutido, mas com a sensibilidade para compreender o que o outro acredita ser o correto.

É imprescindível estar atento ao que foi falado e criar bons argumentos para serem lançados na discussão, respeitando a opinião do outro, a comunicação é uma vida de mão dupla, na mesma forma que você quer ser ouvido o outro também.

O respeito é fundamental durante qualquer comunicação, de sua opinião, mas busque entender o ponto de vista do outro, somos educados de formas diferentes, muitas vezes o que achamos certo, pode não ser o correto em outra cultura. É relevante perceber que a conversa não é unilateral, forme seu pensamento, mas demonstre que você está aberto a entender o ponto de vista do outro.

Pare para escutar o outro, além de ganhar a confiança e o respeito dos demais, certamente essas pessoas se sentirão interessados a ouvir os seus argumentos da mesma forma que foram ouvidos.

Muitas vezes falamos uma coisa e nosso corpo demonstra outra coisa, nossos sinais não verbais podem revelar o que estamos pensando. Lembrando que nosso corpo demonstra o que estamos sentindo.

 

Cristina Nahum Psicóloga

Silvia Adolfo Assistente Social