Qual você utiliza no seu dia-a-dia?

Qual você utiliza no seu dia-a-dia?

 
Comunicação assertiva nada mais é que um canal aberto onde o emissor consegue se expressar pontualmente, repassando as suas ideias sem gerar conflitos ou problemas de relação.
 
A pessoa assertiva busca se sentir melhor ao se comunicar, buscando não gerar ansiedade e nem estresse. Ser assertivo é expressar seus sentimentos de forma natural, saber dizer não para aquilo que não quer fazer, não se sentir obrigado a realizar algo que não acredita, sem culpa, saber pedir, sem se impor, como também mudar de opinião sem grandes alardes.
 
A comunicação passiva é aquela onde o indivíduo não tem expressão e nem sentimentos, permitindo que sejam ignorados por quem o esta ouvindo. Essa passividade gera medo de se expor, de não ser compreendido, podendo confundir assertividade com agressividade. Essa pessoa se sente inseguro, tem muita necessidade de ser aceito pelo meio social e tenta agradar a todos, mesmo que isso o deixe infeliz.
 
Outra forma de comunicação é a agressiva, onde o indivíduo não valoriza os interesses que não vem de encontro com aquilo que acredita. Esse individuo impõe suas opiniões de forma inquisidora, muitas vezes com tom de ameaça e com hostilidade. Essas pessoas falam alto, interrompem discursos, fazem perguntas antes que os demais expressem suas opiniões,
 
Assim, podemos dizer que a comunicação assertiva, é a mais adequada para se viver socialmente, pois ela consegue mediar as ações e as interferências de forma positiva.
 
É importante que o indivíduo faça declarações claras e simples sobre seus desejos e necessidades, pedindo ajuda diretamente, sem rodeios e com objetividade, se for o caso, deixando transparentes suas intenções, focando no processo de assertividade e não do resultado final, pois ser assertivo é ter clareza na informação a ser passada.
 
Cristina Nahum Psicóloga
 
Silvia Adolfo Assistente Social