Solidão

 
A solidão é um sentimento caracterizada por sentir-se não pertencente a um determinando contexto ou grupo social, não conseguir manter de vínculos ou identificação com outras pessoas, ela vai além do sentir necessidade de ter alguém ao seu lado, são sentimentos que precisam de algo novo, uma grande busca por transformação.
 
Todos já tivemos a experiência de nos perder dos pais, quando criança, em algum momento, quer seja no mercado, na rua, ou em qualquer outro lugar, a sensação de nos vermos sozinhos, gera angústia, uma grande sensação de abandono e desamparo, o medo de estarmos sós, traz a tona um conjunto de emoções, causando sensação de exclusão. Muitas vezes, essa sensação de estarmos excluídos, por não encontramos pessoas que dividem conosco valores, escolhas ou preferências iguais as nossas, gera muita insegurança e solidão e quando essas diferenças não são respeitadas ou compreendidas, o ser humano se fecha numa redoma, ficando só, como um mecanismo de defesa, para evitar magoas e frustrações.
 
A solidão pode estar associada a inúmeras causas, entre elas, a falta de afinidade com o grupo de amigos e/ou familiares. E mais, a solidão pode gerar entre outros fatores a ansiedade, desequilibro emocional, a depressão, e por último podem baixar a imunidade, causar estresse. A quantidade de adrenalina e serotonina é reduzida no corpo, afetando o sistema imunológico, provocando inúmeras doenças.
 
A longo prazo o corpo pode sofrer alteração nos níveis de açúcar no sangue, causar insônia e distúrbios psíquicos, como a ansiedade e a depressão. Hoje, mesmo com tantos amigos virtuais, o ser humano esta transitando por uma zona ainda desconhecida, o conectar com outras pessoas que não estão presentes. Isso está ocasionando novas condutas de relacionamentos, enfim as redes sociais estão proporcionando o isolamento do homem e da sociedade.
 
Cristina Nahum Psicóloga
Silvia Adolfo Assistente Social