Reflexão Semanal 

02.07.2020

 

Você tem coragem?

 

A palavra coragem tem origem no latim e quer dizer agir com o coração. Podemos entender que ter coragem e estarmos agindo de acordo com os nossos sentimentos.

Atualmente com todas as tecnologias e modo de vida social, estamos vivenciando algum tipo de desafio, se fazendo necessário agir de forma a superar os pensamentos negativos e os diferentes medos, sendo determinado e possuir autoconfiança.

Os sentimentos e emoções servem desustentação  para o desenvolvimento de atitudes individuais, e cada sentimento  pode indicar o comportamento do  individuo, quer seja positivo ou negativo, dependendo do entendimento que se tem daquela ação.  O sentimento de medo pode levar uma pessoa a ser salva ou fazê-la desistir de uma oportunidade única.  Assim, não devemos barrar o medo para fazermos algo corajoso, é necessário que aprendamos a conviver com ele e agir, de forma que não sejamos refém desse sentimento,quando na verdade precisamos usá-lo com cautela, para que vençamos muitos desafios.

A coragem surge em momentos de crise. Nesses momentos é que a coragem é despertada. Momentos em que precisamos sobreviver. Devemos pensar em alguns passos para superar esse sentimento, sendo o primeiro o deles é a autoconfiança.  É importante lembrar que temos capacidade de realização e transformação. Entender que você é capaz, que nasceu com habilidades e qualidades para superar qualquer que seja o obstáculo.

Outro passo fundamentalé superar suas limitações;  todos nós possuímos algum tipo de limitação, que pode ser física, emocional ou mental.  Assim sendo, você pode agir como vitima diante de algum fato ou usar essa situação para motivá-lo a seguir em frente, despertando a dificuldade em incentivo para asuperação.

A razão e a emoção é o que distinguem o homem de outros animais, portanto devemos usara emoção  e inteligência como diferenciais, superando limites e alçando voos na realização pessoal,  administrando empecilhos com coragem.

A confiança em si mesmo ou se sentir incapaz, são atitudes que dependem de seu grau de autoconhecimento e de consciência. Assim busque no seu interior coragem para enfrentar os percalços da vida e sair vitorioso em diferentes momentos. Você é dono do seu pensamento e pode decidir o seu destino.