Sextou para Terceira Idade - Artesanato

Sextou para Terceira Idade - Artesanato

Para esta sexta-feira de calor trouxemos a Sra Alice que tem como hobby praticar a pintura de tecidos como artesanato.

A pintura de tecidos é uma arte que traz muitos benefícios para o cotidiano das pessoas. Seja para jovens, adultos ou idosos.

Esta atividade é uma das mais indicadas para terceira idade pois estimula a criatividade, exercita a memória, ajuda a recuperar os movimentos, desenvolve novas habilidades e equilibra as emoções.

Segundo o site Escola de pintura:“Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo apontou que idosos que fazem algum tipo de artesanato têm sete vezes menos chances de apresentarem doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, por exemplo.”

Detalhamos abaixo um pouco desses benefícios que a pintura de tecidos pode trazer.

1–Estimula a criatividade

Conforme estamos pintando, estamos em movimentos manuais isso mantém nossa mente ativa, desenvolvendo atenção, experiência e a criação de novas imagens ou modelos.

2-Exercita memória

Sabemos que no decorrer da vida acabamos perdendo ou diminuindo algumas funções neurológicas, como a memória que com a idade costuma diminuir. Entretanto, quanto exercitada através de diversas formas podemos adiar este processo do envelhecimento. Com a prática da pintura de tecidos, ou qualquer outra forma de pintura, temos a memória mais trabalhada, para fixar as combinações de cores, movimentos manuais e ou técnicas para pintura, são tarefas prazerosas que ajudam a mente.

3-Ajuda a recuperar os movimentos

A arte de pintar tecidos é uma atividade que desenvolve a concentração e exige uma coordenação motora, ocasionando com isso a reabilitação de movimentos nos casos da terceira idade, que com o passar dos anos acabam perdendo movimentos das mãos e dos dedos.

4-Desenvolve novas habilidades

Sempre é bom aprender algo novo, independentemente da idade. Quando desenvolvemos uma nova habilidade estamos treinando nosso cérebro para novos comandos, novos desafios. A pintura de tecidos é uma técnica que desperta nos idosos a vontade de praticar mais e mais, ideal para manter o sistema lógico ativo e apto ao aprendizado.

5-Equilibra as emoções

Normalmente, esse tipo de atividade traz consigo novos grupos de amizades, ampliando os vínculos sociais do idoso e também ocupando a mente, afastando pensamentos negativos ou até mesmo o início de depressão.

A pintura relaxa o corpo e ocasionando uma satisfação pessoal, aumentando o amor-próprio e a segurança interna.

Na unidade 4 – Núcleo para o Idoso os participantes costumam praticar muitos artesanatos e caso já tenham pratica em algum estão liberados para desenvolvê-los no decorrer do dia. É o exemplo da Sra Alice participante da unidade 4 que sempre que possível gosta de pintar seus panos de prato e depois presentear os familiares ou amigos.

Fonte: https://www.escoladepintura.com.br/beneficios-pintura-em-tecido/