Objetivo
Procurar parcerias para dar continuidade, na formação de monitores, e, da orquestra formada por saxofones e flautas, oferecendo a possibilidade de crianças e adolescentes aprenderem e aprimorarem a tocar flauta doce, percussão, saxofone, flauta transversal, violino, viola, trompete, bateria, violoncelo, baixo, guitarra, cavaquinho, violão, trombone, combinando arte e técnicas, através de acordes musicais, partituras e Canto Coral. Socializarem-se enquanto equipe, aumentando a autoestima, possibilitando a descoberta de novos talentos e sentimentos gerados pela sensibilização da música.
Procedimentos Metodológicos
Dentro das diferentes áreas do conhecimento promover a integração formativa e informativa que possibilitarão a ampliação do saber pautadas nas influências sofridas. A música através da orquestra possibilitará a ampliação dos conhecimentos, colocação das vozes, manuseio dos instrumentos, aprimoramento das técnicas atuais e influências sofridas através dos tempos.
FAZER EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO MOTORA;
CONHECER NOTAS MUSICAIS;
TOCAR FLAUTA DOCE, PERCUSSÃO, SAXOFONE, FLAUTA TRANSVERSAL, PERCUSSÃO, SAXOFONE, VIOLINO, VIOLA, TROMPETE, BATERIA, VIOLONCELO, BAIXO, GUITARRA, CAVAQUINHO, VIOLÃO, TROMBONE COMBINANDO SONORIDADE, RACIOCÍNIO LÓGICO, TREINO AUDITIVO E TÉCNICAS;
CANTAR EM DUAS OU MAIS VOZES ( CÂNONE);
LER PARTITURAS, CIFRAS E NOTAS MUSICAIS;
LER TABLATURAS;
CONHECER OS DIFERENTES GÊNEROS MUSICAIS, CLÁSSICO, POPULAR E REGIONAL;
Justificativa
Os monitores do projeto tiveram o primeiro passo através do curso “Sopro Novo”, da Yamaha, ministrado pelo educador Rodrigo dos Reis e continuaram esta formação, aprimorando-se em instrumentos específicos, tornando-se capazes de ministrar, hoje, aulas para as crianças e adolescentes, participantes do referido projeto. O projeto tem o olhar pautado na rede de proteção dos direitos humanos e no ECA onde toda criança tem a garantia inclusiva dos direitos e ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho (Cap. IV, art.53). O projeto, procura por sustentabilidade, para continuar seu aprimoramento, ampliando a orquestra, compra de instrumentos para que se possa inserir mais crianças e adolescentes no mundo da música orquestrada. Hoje instrumentos tais como, saxofone, flautas transversais, entre outros, custam uma média de R$ 1000,00 à R$ 3000,00, cada um, então conseguir uma parceria efetiva ao longo dos meses representaria também, a compra dos instrumentos faltosos. A busca pela parceria visa poder oferecer uma ajuda de custos aos monitores e lanche.
Público-alvo
Crianças e Adolescentes
Horários
2ª e 6ª ( Manhã – Tarde e Noite) e Sábado (Manhã)
Local
Unidade 2 – “Núcleo Antonio de Paula”
Rua Apiaí, 840 – Vila Curuçá – Santo André/SP
Tel: (11) 4479-5729